Santa Maria é a ilha pioneira nos percursos cicláveis

Terça, 28 Junho, 2022 | Fonte: CMVP; SRTMI

A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto manifestou a sua satisfação pela concretização do projeto Cyclin’Azores, fazendo de Santa Maria a ilha pioneira nos percursos cicláveis.

O projeto do Governo dos Açores teve os seus primeiros passos entre 2017 e 2018, período onde decorreu uma prospeção a todas as 9 ilhas dos Açores para se perceber o potencial para a criação de uma rede de centros BTT no arquipélago, tendo sido apresentado no passado dia 22 de junho em Santa Maria.

Na ocasião, Bárbara Chaves salientou que “uma das áreas que, ao longo dos anos, se tem desenvolvido na ilha de Santa Maria é, sem dúvida, o BTT e o ciclismo”, mencionando “o extraordinário empenho da AZPEDAL e da Paraíso Radical, na dinamização deste produto turístico, bem como, na promoção de provas desportivas de BTT”.

A autarca deu nota de que o Município de Vila do Porto também já encetou alguns contactos com a Associação de Ciclismo dos Açores e a Vertente Magenta para que se possa desenvolver um projeto que integre a ciclovia de Vila do Porto. 

“No fundo, existindo já este projeto, consideramos importante desenvolver o produto de uma forma integrada. Este é o mote para darmos seguimento ao programa “Santa Maria a Pedalar”, destinado a todos os marienses, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta, não só para lazer, mas também como meio de transporte principal”, frisou.

Bárbara Chaves lançou o repto à Diretora Regional do Turismo para que se possa “destacar este produto turístico nos mercados prioritários com campanhas de marketing dirigidas para este segmento em ascensão nos Açores”, demonstrando-se disponível para também “levar os percursos para o exterior, trazendo turistas a conhecer Santa Maria através do ciclismo”.

A pedalar se pode conhecer uma ilha, algo que se enquadra totalmente nos padrões de sustentabilidade do Turismo dos Açores e nas opções dos turistas que procuram os Açores: experiências autênticas, em contacto com a natureza pura e intacta, mas também com alguma aventura.

Share