Workshop de Paleontologia eleva Santa Maria a um patamar internacional

Sexta, 08 Julho, 2022 | Fonte: CMVP

A Presidente do Município de Vila do Porto sublinhou a importância da realização de mais um Workshop Internacional sobre a Paleontologia nas ilhas do Atlântico, a decorrer em Santa Maria, ilha onde se inclui a maior jazida multiespecífica de fósseis a céu aberto do Atlântico Norte.

Bárbara Chaves que falava na sessão de abertura do workshop, sublinhou “este rico espólio”, fazendo de Santa Maria um verdadeiro laboratório ao ar livre, pelas suas jazidas que contêm fósseis marinhos únicos.

Em 2022, o Workshop Internacional coincide com a realização, pela primeira vez, de uma Escola de Verão internacional, que permite reunir, nesta ilha, dezenas de cientistas (entre alunos e professores), de onde será produzido conhecimento especializado sobre esta temática, onde Santa Maria se apresenta como um exemplo no meio do Atlântico.

Na ocasião, a autarca destacou algumas particularidades do património ambiental de Santa Maria, que apresenta as formações geológicas mais antigas do arquipélago, com destaque para a existência do Paleoparque, desde 2018, que precisa de ser promovido e divulgado, criando mais valor.

Bárbara Chaves sublinhou que a conservação e a divulgação do património ambiental, natural e geológico não deve descurar um trabalho em rede e de parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais, pelo que importa captar investimentos do exterior que possam gerar novas oportunidades para os marienses.

“Estaremos disponíveis para toda e qualquer parceria que nos ajude e dê suporte a conhecer e reinterpretar as nossas potencialidades ambientais - e não só -, conferindo-lhes a importância devida”, salientou a autarca acrescentando que, da parte do Município, há a total disponibilidade para “apoiar e acolher estes workshops que muito engrandecem a ilha em particular e o arquipélago em geral”.

Share