“Eco Detetive” sensibiliza para a problemática do plástico maritimo

Segunda, 29 Agosto, 2022 | Fonte: CMVP

Entre julho e agosto o Município de Vila do Porto, através do Gabinete de Ação Social, promoveu sessões de educação ambiental e social nas quatro zonas balneares da ilha.

A atividade “Eco Detetive”, inserida no Programa Bandeira Azul da Europa, baseou-se numa adaptação do livro “Plasticus Maritimus” de Ana Pêgo à temática anual do Programa Bandeira Azul “Recuperação de Ecossistemas”.

A abordagem inicial focou a importância da Bandeira Azul e a importância dos Oceanos na vida dos vários ecossistemas. A nova espécie “Plasticus Maritimus” foi analisada em detalhe pelos/as Eco Detetives, ficando a conhecer o Top 10 dos resíduos mais encontrado nas praias de todo o Mundo. Finalizou com uma pequena reflexão sobre a forma como o Ser Humano pode contribuir para recuperar e preservar os ecossistemas que se encontram em risco.

A degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

Share