Piscina Municipal do Complexo Desportivo de Santa Maria reabre ao público a 13 de outubro

Terça, 11 Outubro, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto informa que a Piscina Municipal do Complexo Desportivo de Santa Maria reabre ao público no próximo dia 13 de outubro.

Aberta todos os dias das 14h às 21h e aos sábados das 10h às 17h, estando encerrada às quartas-feiras, domingos e feriados.

Para informações sobre normas de utilização, preçários e material, entrar em contacto com os serviços do Complexo Desportivo de forma presencial (na receção) ou por telefone (296 820 230) e email (cdesportivo@cm-viladoporto.pt).

Neste momento, encontram-se abertas as inscrições (através dos contactos do Complexo Desportivo) para o projeto “Criança é como peixe na água”, dando continuidade a aulas de natação de adaptação ao meio aquático para crianças nascidas entre 2015 e 2017. As aulas decorrem às segundas e quintas-feiras das 16h às 17h.

Acresce que esta infraestrutura se encontra ao dispor de um conjunto de entidades que promovem as suas atividades (aulas de natação, hidroginástica, etc.), permitindo uma maior fruição deste espaço público novamente devolvido aos marienses.

A Piscina Municipal foi encerrada, ainda pelo anterior executivo, a 28 de junho de 2021, devido a uma avaria do sistema de circulação e tratamento de água.

No decorrer do último ano, o atual Executivo Municipal levou a cabo um conjunto de ações, fazendo da reabertura da Piscina Municipal uma prioridade que se concretiza após reunidas todas as condições de funcionamento que garantem o cumprimento dos parâmetros legais da qualidade do ar e da qualidade da água, condição obrigatória para a salvaguarda da saúde e bem-estar dos utentes do espaço. 

Este foi um investimento de cerca de 100.000€ que permitiu resolver problemas no sistema de circulação e tratamento da água, na unidade de tratamento e desumidificação do ar e na central de aquecimento.

Metade do montante do investimento foi aplicado na aquisição e instalação de uma nova unidade de tratamento e desumidificação do ar, à qual se juntou a substituição de condutas, filtros e parte dos ventiladores. 

O sistema de circulação e tratamento da água foi também alvo de diversas e significativas intervenções. Ao nível da filtragem com a reparação dos dois filtros, respetivas bombas e condutas de aspiração e compressão. Limpeza da piscina, tanque de compensação e todas as condutas de circulação, para remoção do granulado filtrante, vulgarmente denominado por areia, que tinha alastrado a todo o sistema, obrigando também à substituição de diversos componentes danificados. Para o imprescindível trabalho diário de limpeza e manutenção da piscina foi adquirido um robô de aspiração e limpeza para substituir o equipamento obsoleto existente. 

Na central de aquecimento foi reparado o painel de controlo, adquiridas e instaladas bombas circulatórias e foram efetuados outros trabalhos de manutenção nas caldeiras e nos circuitos, visando o seu adequado funcionamento.

A par da piscina, o atual executivo já realizou outro tipo de intervenções em toda a infraestrutura do Complexo Municipal, no sentido de garantir maior conforto e segurança a todos os seus utilizadores. A impermeabilização da zona de junção entre edifícios (pavilhão e piscina) e a reparação de infiltrações existentes em toda a cobertura são alguns dos exemplos. Ao nível da eficiência energética, procedeu-se à aquisição de luminárias LED, para repor as que se encontravam danificadas no recinto de jogo do complexo, e instalaram-se torneiras de caudal reduzido, medidas que o Executivo Municipal pretende dar continuidade e alargar aos vários edifícios/serviços municipais. 

Share