Município de Vila do Porto entrega material de laboratório à Escola Básica e Secundária de Santa Maria

Quinta, 20 Outubro, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto entregou à Escola Básica e Secundária de Santa Maria material de laboratório (nomeadamente microscópios, óculos de proteção, tubos de ensaio, etc.), no âmbito da proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem de âmbito escolar.

A proposta vencedora consistia em reforçar o material para as salas de físico-química e ciências naturais, estando a aluna proponente do projeto presente no momento da entrega, fortalecendo assim a participação cívica dos jovens e a possibilidade de concretização das suas ideias.

Bárbara Chaves aproveitou a ocasião para realçar a proatividade da jovem Clara Moura em apresentar uma proposta que beneficia a escola e os seus alunos e relembrou a importância de os jovens apresentarem propostas com ideias ponderadas que promovam o bem comum.

Referiu ainda que a próxima edição do OPJ terá um orçamento disponível superior ao habitual, em mais de 25% do atual, o que permitirá aos jovens continuarem a apresentar ideias, ativas e construtivas, que ajudarão a preencher lacunas existentes.

A par disso, foram entregues livros de leitura obrigatória para a Biblioteca Escolar, que constam do Plano Nacional de Leitura.

Segundo a Presidente do Município, a promoção da leitura desenvolve a língua e torna-nos mais capazes no processo de comunicação individual e coletiva, onde os livros são as nossas maiores ferramentas para o progresso e para o desenvolvimento da sociedade.

A autarca demonstrou toda a disponibilidade para colaborar com a Escola Básica e Secundária de Santa Maria na aquisição de materiais, como apoio de equipamentos em prol do sucesso escolar, enquanto um investimento no futuro da ilha e das novas gerações.

A este nível, o Município irá apoiar as várias escolas da ilha, nos vários níveis de ensino, com material escolar, como resposta às necessidades apresentadas. Instrumentos musicais, material didático, desportivo e de papelaria são alguns dos exemplos de material que também serão entregues nas próximas semanas.

Bárbara Chaves adiantou, ainda, que foi lançado o repto para que, ao longo do ano letivo, se promovam algumas atividades em conjunto, com enfoque nas épocas festivas (natal, carnaval, páscoa e São João), com o objetivo de se manterem algumas tradições, mas também de se trazer novidade e novas reinterpretações da nossa identidade. 

Para além das tradições, à luz do que já tem sido feito nos últimos anos, o Município mantém o seu apoio na cedência do Complexo Desportivo para as aulas de educação física e colabora com atividades culturais, através da Biblioteca Municipal, e com ações sensibilidade ambiental, que para este ano letivo se focarão na temática dos resíduos.

Ao nível escolar, recorde-se que o Município de Vila do Porto tem abertas candidaturas para o Apoio à Formação de Jovens 2022/ 2023 e para o Apoio ao Material Escolar até 31 de outubro.

Mais informações sobre o Apoio à Formação de Jovens 2022/2023 

http://www.cm-viladoporto.pt/SITE/projectos/ver.php?id=2577

Mais informações sobre o Apoio ao Material Escolar

http://www.cm-viladoporto.pt/SITE/projectos/ver.php?id=2575

Share