Município de Vila do Porto define parcerias para o futuro Gabinete de Apoio ao Estudante Deslocado

Segunda, 07 Novembro, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto tem em fase de implementação o Gabinete de Apoio ao Estudante Deslocado, estabelecendo a primeira parceria deste projeto com a AMASM – Associação de Marienses e Amigos de Santa Maria.

Esta parceria foi formalmente estabelecida numa reunião entre a Presidente do Município e o Presidente da AMASM, com o objetivo de tornar esta ação mais célere junto dos alunos deslocados na ilha de São Miguel.

Esta é uma medida que permitirá acompanhar os alunos na sua evolução académica no ensino profissional ou superior, disponibilizando um contato direto com o gabinete de psicologia do município, colaborando igualmente no seu regresso a Santa Maria após a conclusão dos estudos, com o foco na entrada no mundo do trabalho. 

“Importa apoiar os nossos alunos deslocados quer nas suas dificuldades durante a vida académica, como na perspetiva de encontrar oportunidades de emprego na ilha de Santa Maria, para que possamos renovar o tecido empresarial e combater a desertificação”, salientou Bárbara Chaves, sublinhando a necessidade de “criar mecanismos que permitam os nossos jovens marienses regressarem à sua terra com as maiores condições”. 

No âmbito desta iniciativa, o Município de Vila do Porto irá assinar um protocolo também com a Casa dos Açores do Norte, como mais uma entidade parceira que já demonstrou a sua disponibilidade para o efeito, visto que para Bárbara Chaves “pretendemos que os nossos estudantes tenham um ponto de contato no local onde estão a estudar, importante em especial durante o primeiro ano”. 

Da reunião com a AMASM, a autarca reforçou o papel desta associação na promoção das tradições e dos costumes marienses, mas também na sua atuação a nível social, com o apoio que presta aos marienses deslocados durante a sua estada na ilha de São Miguel.

“Só poderemos estar ao lado desta associação, apoiando a sua atividade que beneficia todos os marienses”, acrescentou a Presidente, reforçando a importância de assegurar a continuidade dos serviços e apoios da autarquia, para além do espaço geográfico do município, conferindo aos mesmos maior efetividade nos empreendimentos culturais, académicos, económicos e sociais dos munícipes, enquanto fator de potenciação do seu sucesso”.

Share