Município de Vila do Porto investe 17 mil euros em torneiras temporizadas

Segunda, 09 Janeiro, 2023 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto investiu 17 mil euros em torneiras temporizadas com redutores de caudal no Complexo Desportivo Municipal, dotando esta infraestrutura de equipamentos que permitem reduzir o consumo de água.

Esta é uma medida que evidencia a preocupação do Executivo Municipal com a poupança de água nos equipamentos públicos, evitando o desperdício deste recurso e assim promovendo uma utilização mais eficiente das torneiras e chuveiros.

Desta forma, alia-se as preocupações ao nível da sustentabilidade ambiental, mas também ao nível de uma perspetiva educacional para o consumo mais eficiente de um recurso essencial à vida, despertando a atenção para a poupança de água nas rotinas diárias de cada pessoa.

A aplicação destas novas torneiras poderá também ser uma forma de educar e sensibilizar um grande número de praticantes desportivos, bem como os alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria que também frequentam as instalações do Complexo Municipal. 

A título de exemplo, e com alguns testes já efetuados pelos serviços da autarquia, as novas torneiras de lavatórios e duches instaladas permitem atingir uma poupança global até 17,28 litros/minuto por lavatório e duche, o que demonstra os benefícios desta solução de controlo do consumo de água.

Para o Executivo Municipal, todas as pequenas medidas fazem a diferença na utilização eficiente da água, pelo que importa apelar à sua utilização de uma forma inteligente e responsável para ajudar a manter este recurso para as gerações futuras.

Nota para o facto de já terem sido instaladas torneiras temporizadas nos Balneários dos Anjos e da Praia Formosa, ao abrigo do Orçamento Participativo Municipal.

Share