Balanço positivo da participação do Município de Vila do Porto na BTL 2023

Segunda, 06 Março, 2023 | Fonte: CMVP

A Presidente do Município de Vila do Porto fez um balanço “muito positivo” da participação na BTL - Bola de Turismo de Lisboa, que decorreu de 1 a 5 de março de 2023, integrado no stand dos Açores no Pavilhão 1 da FIL - Feira Internacional de Lisboa.

“O Município esteve presente a divulgar Santa Maria, levando consigo alguns dos empresários do setor que demonstraram interesse e disponibilidade em participar e promover a ilha e os seus produtos turísticos”, frisou.

Segundo Bárbara Chaves, “foram dias de contacto com profissionais do turismo a nível nacional e potenciais turistas, bem como forma de encetar parcerias com várias entidades, onde se destaca uma reunião com o departamento comercial da Sata que se espera que possa trazer frutos no futuro próximo”.

Recorde-se ainda que, no âmbito do certame, foi ainda firmada uma parceria com as Casas Açorianas, que irão realizar em novembro do presente ano, o seu Encontro Anual, como forma de promover Santa Maria junto dos seus associados, associando ainda uma Press Trip com jornalistas de alguns mercados emissores.

A Presidente enfocou ainda o momento “Explore Santa Maria”, com uma apresentação da Associação dos Amigos da Maia, seguindo-se um showcase das “Segue-me à Capela”, banda que marcará presença no Festival Maia Folk deste ano. 

O momento contou ainda com a presença do chef Henrique Sousa que, através de uma parceria com a Agromariensecoop, promoveu uma degustação de produtos marienses, divulgando a gastronomia da ilha e os produtores locais.

“Durante estes dias levamos a nossa gastronomia e os nossos sabores, a nossa cultura, o nosso turismo sustentável, os vários trilhos pedestres e a grande rota, os trilhos cicláveis, as paisagens únicas, o mergulho com jamantas e tubarões baleia, fósseis marinhos e o paleoparque, entre muitas outras particularidades da ilha”, sublinhou a autarca, enfatizando o sucesso de materiais como os óculos de realidade virtual ou a disponibilização de uma pen com informações turísticas, dois materiais que fizeram, novamente, a diferença no contacto com os visitantes.

Para a autarca “esta missão não termina aqui e o trabalho terá que ser contínuo em conjunto com as empresas marienses, para se conseguirem atingir objetivos comuns”.

“Não posso deixar de referir que uma das principais questões colocadas pelos potenciais turistas foi sobre a existência do transporte marítimo de passageiros, que, sendo atualmente inexistente, tem consequências diretas neste setor”, afirmou Bárbara Chaves, frisando que continuará a pugnar, junto do Governo Regional, para mais e melhores acessibilidades à ilha de Santa Maria.

Share