Município de Vila do Porto homenageia a escritora Madalena Férin

Segunda, 03 Abril, 2023 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto prepara uma homenagem à poeta e escritora Madalena Férin, que terá lugar a 22 de julho na Baía de São Lourenço, com a apresentação de um livro de Vasco Medeiros Rosa sobre a sua vida e a obra, publicado pela casa editorial Companhia das Ilhas, em resultado duma pesquisa financiada pela autarquia.

O autor foi, o ano passado, um dos principais responsáveis pelas comemorações do centenário do escritor florentino Pedro da Silveira, e publicou em 2018 Raul Brandão e os Açores. Motivo, edição e recepção de «As Ilhas Desconhecidas. Notas e paisagens» de 2017, obra incluída no Plano Regional de Leitura em 2020.

Há vinte e dois anos que não se publicam livros de ou sobre Madalena Férin, falecida em 2010. A sua estreia poética, em 1957, foi saudada com especial entusiasmo por outros poetas açorianos, caso de Armando Côrtes-Rodrigues, José Enes, João Afonso e Eduíno de Jesus, autor do respetivo prefácio. Meia-Noite no Mar foi lançado em 1984 pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada e A Cidade Vegetal e outros poemas saiu, três anos depois, com a chancela da Direção Regional de Assuntos Culturais. A obra romanesca de Madalena Férin, quatro livros, foi dada a conhecer pela editora Salamandra.

Segundo a Presidente do Município, “este é um investimento na promoção da identidade cultural, em torno de uma escritora quase esquecida, pelo que importa potenciar a investigação sobre o nosso património cultural, de modo a consolidar a identidade coletiva e facilitar o reconhecimento da própria comunidade”

“Numa altura em que tantas mulheres das artes e das letras estão finalmente a ser postas em evidência, é tempo de dizer que Madalena Férin representa uma voz de enorme relevância não só para Santa Maria, mas também para os Açores e o país”, frisou.

Bárbara Chaves salientou que o município “trabalhará na divulgação do livro, para que chegue a um maior número de leitores e às novas gerações”.

Share