Noticias
Encontro Mariense na Casa dos Açores de Winnipeg
A Casa dos Acores de Winnipeg preparou um convívio mariense aquando da visita da Presidente e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto a Winnipeg, onde participaram cerca de 200 pessoas, maioritariamente Marienses e respetivos descendentes.
Na ocasião foi homenageado o mariense Joao Paulo Melo, antigo Presidente da Direção da Casa dos Açores.
Ernesto Bica e Roberto Freitas trouxeram a música mariense, enquanto que a casa dos Açores apresentou o seu Grupo Folclórico da ilha de Santa Maria e o Grupo de Cantares abrilhantou a noite com música tradicional.
Para a Presidente da Câmara “são convívios como este que permitem manter as tradições ativas e transmiti-las às novas gerações, que hoje são bem diferentes daquela que emigrou, e que precisamos também de saber chegar a elas”.
Bárbara Chaves sublinhou o exemplo de resiliência, determinação, coragem, mas também de amor à terra natal de todos os emigrantes, reconhecimento o impacto positivo que têm tido na comunidade de Winnipeg e na manutenção da cultura mariense e açoriana.
Segundo a autarca, esta comunidade tem estabelecido “pontes importantes entre Santa Maria e Winnipeg, criando laços duradouros que transcendem fronteiras”, sendo encarados como “embaixadores orgulhosos de Santa Maria, que inspiram outros a explorar e conhecer a belíssima herança da nossa ilha”.
Na ocasião, a Presidente demonstrou ainda total disponibilidade para trabalhar em conjunto com cada pessoa e instituição, sempre com o objetivo de promover e divulgar a Ilha de Santa Maria, mas também de criar todas as maneiras para os aproximar de casa e de se sentirem em casa.