31º Aniversário da Casa dos Açores de Winnipeg

Terça, 17 Outubro, 2023 | Fonte: CMVP

A Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto marcaram presença no 31º Aniversário da Casa dos Açores de Winnipeg, que decorreu no passado dia 7 de outubro.

A Presidente reconheceu todo o trabalho levado a cabo por esta instituição, alo longo destas décadas, na promoção dos Açores e, em concreto, da ilha de Santa Maria.

“Desde o momento da sua fundação, a Casa dos Açores de Winnipeg tem desempenhado um papel vital na promoção da cultura açoriana e no fortalecimento dos laços entre a nossa comunidade e o Canadá”, acrescentou.

Segundo Bárbara Chaves, “a Casa dos Açores tem sido um elo de ligação e um marco de identidade para todos os que partiram das suas terras e tem sido um refúgio onde se podem partilhar memórias, reviver tradições e promover pontes com, neste caso concreto, a ilha de Santa Maria.”.

Na sua intervenção, a autarca sublinhou a importância do culto do Espírito Santo, como traço cultural unificador de todo o arquipélago dos Açores, enfatizando as peculiaridades da forma genuína como é vivido em Santa Maria.

Por outro lado, enalteceu a importância de promover os empresários, as associações e as cooperativas marienses nos seus diversos setores de atividade, destacando produtos gastronómicos, atividades culturais, sociais e recreativas e o artesanato local.

“Enquanto Presidente da Câmara, continuarei a trabalhar com todos aqueles que promovem as tradições e a valorização deste património que faz parte da história de Santa Maria e de cada um de nós, contando com a Casa dos Açores de Winnipeg para continuar a contribuir para unir toda esta comunidade que se torna cada vez maior”, frisou Bárbara Chaves.

Este momento marcou o final da Visita Oficial do Executivo Municipal de Vila do Porto a Winnipeg, num programa extenso que contemplou reuniões com o Mayor de Winnipeg e com o Cônsul de Portugal para o estabelecimento de parcerias e sinergias. Foram ainda feitas visitas à Casa do Minho de Winnipeg e ao Centro Cultural Português de Manitoba.

Share