Apresentada proposta de Plano Municipal de Ação Climática

Quarta, 22 Novembro, 2023 | Fonte: CMVP

Ontem, dia 21 de novembro, foi apresentada a proposta de Plano Municipal de Ação Climática, numa sessão dinamizada pela Eco Desafios, com a presença também das entidades parceiras Simbiente e PlannetPro. 

Na abertura da sessão, a Presidente salientou que se trata de "um investimento necessário para dotar a autarquia de mais este importante instrumento de gestão territorial", que permitirá conhecer e prever os efeitos das alterações climáticas, para além de possibilitar o Município de tomar medidas adequadas para prevenir ou minimizar esses impactos e assegurar um desenvolvimento resiliente e sustentável do concelho.

"São muito poucos os Municípios que têm este plano em elaborações e em vigor e nós queremos estar na vanguarda e posicionar-nos como um concelho, e uma ilha, percursora no que diz respeito ao cumprimento de metas e dos objetivos de desenvolvimento sustentável, com vista à neutralidade carbónica", sublinhou Bárbara Chaves.

Para a autarca, falar em alterações climáticas é prever e antecipar o futuro no presente, fazendo-o de uma forma transversal a todos os setores de atividade, porque em conjunto, todos poderão ter medidas concretas, para que se possa falar num desenvolvimento sustentável.

"Das pescas à agricultura, do turismo às acessibilidades e mobilidade, do comércio à indústria, todos importam neste caminho que terá de ter em conta medidas de prevenção e de mitigação", salientou.

A par deste momento, decorreu uma reunião com os vários departamentos do Município para recolha de contributos para o referido plano.

Esta é também uma medida necessária face às obrigações da Lei de Bases do Clima, que veio estabelecer que, até janeiro de 2024, os Municípios sejam detentores de um Plano Municipal de Ação Climática, com a natureza de plano de ação das políticas climáticas no âmbito local.

Share