Semana Europeia de Prevenção de Resíduos | Balanço de Ações

Quarta, 29 Novembro, 2023 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto assinalou a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos com uma campanha de sensibilização nas redes sociais, sessões de Literacia do Oceano intitulada “Como uma Fórmula Errada pode Ajudar a Salvar o Planeta” e procedeu, ainda, à colocação de um ponto eletrão (contentor) no Centro de Vila do Porto e de vários depósitos para pilhas e lâmpadas pelo Concelho.

A campanha para as redes sociais teve como intuito a promoção e divulgação à população, para uma utilização sustentável dos nossos recursos e, ainda, uma boa gestão dos resíduos. Os temas abordados foram vários, e abrangeram informação desde os ecopontos (verde, amarelo, azul e castanho), à recolha dos monos, aos oleões e à política dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). 

As sessões de literacia foram dinamizadas pela Sónia Sousa Ell, tendo decorrido na Biblioteca Municipal, com momentos para o público em geral e outro dedicado ao público escolar, através de uma estreita parceria com a EBSSMA e o seu projeto Escola Azul. Foram cerca de 150 alunos, de todos os níveis de ensino que marcaram presença em sessões muito participadas sobre a fórmula “quando + 1= -1” para salvar o planeta”.

Ainda no decorrer da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a Câmara Municipal de Vila do Porto procedeu à colocação de um ponto eletrão (contentor) no Centro de Vila do Porto e de vários depósitos para pilhas e lâmpadas pelo Concelho, com o objetivo de facilitar o processo de deposição e separação seletiva por parte de todos os munícipes. Esta medida visa criar pontos de recolha de fácil acesso e proximidade em todas as freguesias, garantindo-se assim o correto encaminhamento dos equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida.  

Paralelamente, foi dada continuidade à campanha porta a porta no âmbito da ação “Juntos a Separar para Santa Maria Valorizar!”, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a separação seletiva de resíduos, e também incentivar à correta separação de resíduos. 

O Município de Vila do Porto reforça que cada munícipe tem um papel preponderante para contribuir para o futuro ambientalmente sustentável de Santa Maria. Reduzir, reutilizar e reciclar é proteger a nossa ilha!

Share