Município de Vila do Porto disponibiliza aulas de dança criativa para crianças

Terça, 05 Dezembro, 2023 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto irá disponibilizar aulas de dança criativa para crianças entre os 3 e os 6 anos, a partir do dia 3 de janeiro de 2024, com a professora Bárbara Ramalho, no Complexo Desportivo Municipal.

Com uma lotação de 15 crianças, as inscrições encontram-se abertas a partir de hoje, 5 de dezembro, e podem ser efetuadas através do email cdesportivo@cm-viladoporto.pt ou presencialmente no Complexo Desportivo Municipal.

Esta é uma ação promovida pelo Município com o objetivo de apresentar uma atividade diferenciadora que permite trabalhar uma manifestação artística – a dança – como forma de divertimento, promovendo a disciplina, a concentração e a associação de ideias e estímulos, a par da criatividade e imaginação. Desenvolve a coordenação, dando uma noção do corpo como um todo, das suas possibilidades e características únicas, a flexibilidade, a força e a resistência, mas também a musicalidade e a sensibilidade dos praticantes.

Segundo a professora Bárbara Ramalho “cada vez mais a dança criativa e a expressão corporal e dramática vêm sendo reconhecidas como expressões que, pelos métodos e processos utilizados, ajudam os indivíduos a aprender a lidar com o seu próprio corpo, a agirem no espaço em que vivem, a interagirem com as pessoas que as cercam e a expressarem sentimentos e pensamentos através de formas diferentes de comunicação”.


Sobre Bárbara Ramalho

Bárbara Ramalho é bailarina, coreógrafa e professora de dança.

Iniciou os seus estudos artísticos em 2004 na Escola de Dança Ginasiano, Curso de Formação Artística - vertente de Dança. Em 2007 ingressou na Escola Superior de Dança de Lisboa, terminando, no ano de 2010, a licenciatura em criação/interpretação.

Desde 2010 leciona aulas de ballet, dança criativa e expressão corporal e dramática para crianças e jovens. 

É formadora em ateliers pedagógico/didáticos na área das expressões artísticas, direcionados a vários públicos (adultos, seniores, público com necessidades especiais)

De 2010 a 2012 fez parte do GTN - grupo de teatro da Universidade Nova de Lisboa como atriz.

Em janeiro de 2012 esteve em cena no Teatro Rápido com o espetáculo infantil Ana e Ynari, a História de dois mundos, do qual foi autora e intérprete.

Está, desde 2015 a viver na ilha de Santa Maria, com o projeto Espaço em Cena que envolveu a criação de um espaço multicultural abraçando as artes em geral e a dança em particular, e a Escola de Dança do Espaço em Cena em que lecionou, entre 2016 e 2019, aulas de ballet e dança criativa (dos 3 aos 12 anos) e dança contemporânea e consciência corporal (para jovens e adultos).

No âmbito da sua escola, desenvolveu diversos espetáculos e projetos coreográficos na ilha de Santa Maria.

Em maio de 2023 estreou o seu primeiro espetáculo de dança a solo – “Mó”. 

Share