Noticias
Raul Brandão e os Continentais nos Açores em 1924 – uma revisitação histórica e crítica por Vasco Medeiros Rosa
O Município de Vila do Porto irá promover a palestra “Raul Brandão e os Continentais nos Açores em 2014”, tratando-se de uma revisitação histórica e crítica por Vasco Medeiros Rosa, no dia 14 de junho, pelas 20H30, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.
Vasco Medeiros Rosa é Autor de Raul Brandão e os Açores. Motivo, edição e recepção de «As Ilhas Desconhecidas. Notas e paisagens» de 1927 e de Cinzento e Dourado. Raul Brandão em foco nos 150 anos do seu nascimento. Além disso, escreveu a Apresentação da mais recente edição do livro de Raul Brandão sobre os Açores.
O objetivo desta palestra é celebrar o centenário da viagem de Brandão aos Açores, e também a chamada Visita dos Continentais, no mesmo ano 1924, promovida pelo Correio dos Açores, de Ponta Delgada e que trouxe à Região figuras ilustres do jornalismo, das artes e letras, e da política.
Segundo Vasco Medeiros Rosa, esta revisitação histórica e crítica — que importa fazer — traz à atualidade uma discussão sobre que modo os Açores e cada uma das suas ilhas se podem afirmar no presente e no futuro, tirando partido das suas especificidades. E ao mesmo tempo permite verificar como, por exemplo, a cultura popular açoriana foi integrada nos estudos etnográficos portugueses, como se reconhece pela correspondência entre Armando Monteiro e José Leite de Vasconcelos que resulta daquela viagem.