Lançamento do livro “Ilha de Santa Maria - Passado, Presente e Futuro” de Jorge Arruda

Sexta, 30 Agosto, 2024 | Fonte: CMVP

A Biblioteca Municipal de Vila do Porto irá acolher o lançamento do livro “Ilha de Santa Maria - Passado, Presente e Futuro” de Jorge Arruda, no dia 12 de setembro, pelas 20H00.

No livro "Ilha de Santa Maria - Passado, Presente e Futuro," o autor guia-nos por uma fascinante viagem através da história, cultura e importância estratégica, sobre a primeira ilha dos Açores a ser descoberta. Combinando as suas experiências pessoais e profissionais, o autor revela como Santa Maria desempenhou um papel central em eventos históricos globais e na formação da região dos Açores.

Desde a sua primeira estadia na ilha em 1987, quando foi convidado a dirigir o aeroporto, até regressar novamente em 2014, o autor mergulhou profundamente na vida mariense, testemunhando e participando em momentos chave que moldaram o passado e presente da ilha. 

O livro explora a formação geológica da ilha, passando pelos ciclos econômicos e pela relevância durante a II Guerra Mundial, até ao desenvolvimento do aeroporto a partir de uma base militar americana.

Relatando episódios marcantes como o trágico acidente aéreo no Pico Alto, onde foi interveniente por estar a dirigir o aeroporto de Santa Maria naquela altura, e a passagem do supersónico Concord, onde teve a oportunidade de estar a bordo nas várias passagens pela ilha.

Além disso, o livro reflete sobre o futuro promissor da ilha, com uma visão de Santa Maria como um potencial «porto espacial», reforçando seu papel crucial nas estratégias futuras dos Açores.

Através de suas páginas, os leitores são convidados a conhecer o legado, a importância atual e as possibilidades futuras da ilha de Santa Maria.


Sobre o Autor

Em 1978, inicia-se como técnico superior contabilístico da área financeira da direção regional dos aeroportos. 

Em 1983, concorreu para funções de coordenação da qualidade da direção regional dos aeroportos dos Açores (Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores), tendo sido aprovado.  

Em 1987, foi convidado para dirigir o aeroporto de Santa Maria até 1991. 

Em 1991, foi convidado para dirigir o aeroporto de Ponta Delgada, onde esteve presente na plataforma para receber o papa João Paulo II.

Em 2000, foi representante de um consórcio internacional composto pela ANA-EP, NAVE-EP e ADA-EP para reabilitar o aeroporto de Dili e preparar técnicos locais para assumir a gestão do aeroporto, após a independência de timor em 2002.

Regressou a Ponta Delgada, na condição de assessor do concelho de administração da ANA-EP,  e de seguida liderou o processo de certificação da base militar em Beja para poder operar tráfego civil.

De 2014 até dezembro de 2018, foi novamente diretor do Aeroporto de Santa Maria, onde terminou a sua carreira profissional.

Share