Noticias
Presidente do Município salienta a importância do poder local
A Presidente do Município de Vila do Porto salientou a importância crucial do poder local enquanto “a expressão mais próxima da democracia”, assumindo mais do que um caracter administrativo e de gestão do território.
Bárbara Chaves, que falava na sessão de abertura da Formação Freguesias 2024, promovida pela Direção Regional da Cooperação e Poder Local, que contou com a presença do Presidente do Governo Regional, salientou a necessidade de promover “um trabalho conjunto com as entidades e associações existentes nas mais diversas áreas, pois são detentoras de conhecimentos específicos que nos apoiam também na tomada de decisão”.
“Sem ouvir essas entidades, sem as escutar e, mais importante ainda, sem interpretar os seus quereres e anseios, não tomaremos de certeza as decisões mais acertadas”, reforçou.
A autarca frisou a importância de projetos como o Orçamento Participativo Municipal, também na sua versão escolar, e sublinhou a relevância acrescida do poder local em contextos geográficos ultraperiféricos.
“Somos nós, nas juntas de freguesia e nos municípios, que identificamos as necessidades mais urgentes da nossa população e que trabalhamos diariamente para criar as condições necessárias para um desenvolvimento equilibrado e sustentável e estamos no terreno sempre prontos a agir”, salientou a Presidente, dando como exemplo a ação imediata em caso de intempéries.
Bárbara Chaves demonstrou a responsabilidade do poder local na criação de políticas que promovam o desenvolvimento sustentável em todas as suas vertentes, frisando a importância da cooperação entre Municípios, Governo Regional e a voz ativa da população.
Neste âmbito, deu como exemplo a possibilidade de celebração de acordos com os municípios, nomeadamente contratos ARAAL, relembrando que, até à data, “não foi estabelecido qualquer tipo de acordo com o executivo camarário, apesar das propostas que estão há muito em cima da mesa a aguardar desenvolvimentos”.