Noticias
Missão Arqueológica em trabalhos em Santa Maria
O Município de Vila do Porto está a apoiar uma Missão Arqueológica que está a decorrer na ilha de Santa Maria até ao dia 14 de setembro.
Esta missão arqueológica prevê a recolha de amostras de argila e de cerâmica arqueológica e a continuação da escavação do forno de olaria existente na rua dos oleiros.
A equipa é constituída por 4 elementos: João Gonçalves Araújo, Bolseiro de Doutoramento FCT e investigador no CHAM, NOVA/FCSH e UAc; André Teixeira, professor do Departamento de História e investigador do CHAM, NOVA/FCSH na Universidade Nova de Lisboa; Javier G. Iñañez, professor do Departamento de Geografia, Pré-História e Arqueologia e investigador do GAPC, Universidade do País Basco e Joana Bento Torres, doutoranda e investigadora do CHAM, FCSH, Universidade Nova de Lisboa.
Esta missão arqueológica prevê a recolha de amostras de argila e de cerâmica arqueológica e a continuação da escavação do forno de olaria existente na rua dos oleiros e enquadra-se no âmbito de dois projetos: o CERIBAM: Arqueologia y Arqueometria del Expansionismo Atlantico Ibérico en el Norte de Africa y las islas de la Macaronesia (siglos XV-XVI) - Ceramica, Poblamiento y Comercio, financiado pelo Ministerio de Ciencia e Innovacíon de Espanha), e o projeto de doutoramento de João Gonçalves Araújo intitulado “A olaria açoriana: uma abordagem arqueológica à sua produção e consumo nos séculos XVI a XVIII”, financiado pela FCT.
Para o Executivo Municipal, o apoio a esta iniciativa é mais uma forma de preservar e valorizar o património existente, promovendo conhecimento científico sobre a história relacionada com a cerâmica e olaria no concelho de Vila do Porto.