Noticias
Município de Vila do Porto promove formação de fundos europeus para as artes
O Município de Vila do Porto irá promover uma formação “Fundos Europeus para as Artes e Cultura e Criatividade”, ministrada por Francisco Cipriano, especialista em gestão de fundos comunitários em Portugal.
A formação decorrerá na Biblioteca Municipal de Vila do Porto nos dias 10 e 11 de outubro, das 18H00 às 22H00 e dia 12 de outubro das 09H00 às 13H00.
A ação é gratuita, mediante inscrição obrigatória para gabcom@cm-viladoporto.pt.
Com esta formação, o Executivo Municipal pretende divulgar conhecimento e dotar as associações sem fins lucrativos de mais e melhores ferramentas que as capacitem em candidaturas onde possam encontrar novas fontes de financiamento para os seus projetos, uma vez que Santa Maria se caracteriza por um local de proliferação de ideias, com inúmeros agentes culturais em atividade na ilha.
O formador Francisco Cipriano explica que a formação pretende proporcionar motivação, conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais.
Num primeiro momento, pretende apresentar de forma sintética o panorama global dos programas comunitários que estão ao dispor de Portugal que potencialmente podem financiar projetos no domínio das artes e da cultura.
Num segundo momento, pretende-se dar os elementos específicos de como transformar uma ideia num projeto, os principais elementos a ter em conta que antecipam a formalização da candidatura: a lógica dos avisos de abertura de concurso, onde apresentar as candidaturas, como fazer os registos nas bases de dados europeias e todas as formalidades necessárias.
Por fim, dar a conhecer aos algumas dicas e truques práticos para encontrar os parceiros certos e inspiração em projetos “campeões” no setor das artes e cultura, na esperança de motivar e dar compreender como outras instituições acederam aos financiamentos comunitários, fomentado o diálogo e a troca de experiências.
PROGRAMAÇÃO
10 de outubro | Sessão 1
· Uma Nova Agenda Estratégica da EU para 2019-2024
· O que foi Portugal 2020. O que nos reserva o presente/ futuro 2021 – 2027 (Portugal 2030). As especificidades do Programas Operacionais que abrangem a Região Autónoma da Açores
· Os programas que podem financiar projetos no domínio das artes e da cultura. A situação especifica da Região Autónoma da Açores.
11 de outubro | Sessão 2
· Programas em Gestão Direta com a Comissão Europeia
· Apresentação dos programas de gestão direta Europa Criativa e Erasmus+
· Programa ARCHIPEL, específico para as Regiões Ultraperiferias
· Exemplos de Projetos boas práticas
12 de outubro | Sessão 3
· Apresentação dos programas de gestão direta CERV (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores) e Horizonte Europa
· Elementos essenciais de para formalizar uma candidatura
· Transformar uma ideia num projeto - Roteiro simplificado para a elaboração de um projeto
· Formalizar a Candidatura aos programas
Sobre o Formador:
Francisco Cipriano nasceu a 20 de maio de 1969, tem o grau de mestre em Geografia e Planeamento Regional e Local. A sua vida profissional está ligada à gestão dos fundos comunitários em Portugal e a projetos de cooperação internacional, na Administração Pública Portuguesa, na Comissão Europeia e atualmente na Fundação Calouste Gulbenkian. É ainda o impulsionador do projeto Laboratório de Candidaturas, Fundos Europeus para a Arte, Cultura e Criatividade, um espaço de confluência de ideias e pessoas em torno das principais iniciativas de financiamento europeu para o setor cultural. Para além disso, apresenta-se como um homem de muitas atividades. Publicidade, escrita, fotografia, viagens. Apaixonado pelo surf, vê nas ondas a sua forma de libertação e um momento único de harmonia entre o homem e a natureza. É o coautor do primeiro guia nacional de surf, Portugal Surf Guide, o host no documentário Movement, a Journey Into Creative Lives e pronto para vos receber na sua The Minimal House.