Noticias
Município de Vila do Porto continua com ações da campanha “Juntos a Separar para Santa Maria Valorizar”
O Município de Vila do Porto esta a levar a cabo novas ações no âmbito da campanha de sensibilização ambiental “Juntos a Separar para Santa Maria Valorizar”, na freguesia de Vila do Porto, a mais populosa do concelho.
As ações decorreram nas Pedras de São Pedro e Rua do Norte, zonas onde ainda se encontravam contentores coletivos que, deixarão de ser utilizados, passando os munícipes a beneficiar, unicamente, da recolha de resíduos urbanos indiferenciados e recicláveis porta a porta.
Até ao momento, já foram abrangidos o lugar do Aeroporto, Cruz Teixeira, Ribeira de São Domingos de Cima, Flor da Rosa Baixa, Largo Doutor Jaime Figueiredo, Rua do Cemitério, Bairro das Lombas e a Rua Doutor Manuel Monteiro Velho Arruda, com o objetivo de esclarecer e informar toda a população sobre a forma de separação dos resíduos de embalagens produzidos, boas práticas a adotar, tendo sido, simultaneamente, entregues materiais informativos sobre a reciclagem.
A campanha “Juntos a Separar para Santa Maria Valorizar” visa sensibilizar para a necessidade de maior contributo dos marienses na separação e deposição seletiva de resíduos de embalagens, como forma de se aumentarem as taxas da recolha seletiva na ilha de Santa Maria.
Importa realçar que a estratégia definida pela autarquia tem como foco principal a prevenção da produção de resíduos, com maior incidência na redução dos resíduos indiferenciados, diminuindo a sua quantidade, valorizando os resíduos produzidos, minimizando os encargos financeiros e os impactes ambientais associados à sua gestão e tratamento.
Para o Executivo Municipal, a recolha porta a porta caracteriza-se por ser um sistema mais cómodo, mais próximo e sustentável, indo ao encontro de uma política mais eficaz no planeamento e na gestão de resíduos.
Deste modo, o Município e os Marienses poderão cumprir com o estabelecido nos objetivos estratégicos do Programa Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA 20+).
Esta é uma medida que vem no seguimento do trabalho que o Município tem estado a desenvolver no terreno, para uma melhor otimização dos circuitos de recolha de resíduos urbanos indiferenciados e seletivos no concelho.
Esta ação insere-se num projeto mais abrangente e ambicioso de reformulação da forma de gestão dos resíduos urbanos no concelho e que se pretende atingir uma melhor valorização dos resíduos, reduzindo a sua produção e deposição desadequada, assim como o aumento da recolha seletiva na ilha de Santa Maria.
Deste modo, pretende-se uma ilha de Santa Maria mais limpa, saudável e sustentável.